A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro começa nesta quinta-feira pronta para ser a maior edição de todos os tempos. A feira literária cresceu em espaço físico, de 55 mil m² para 80 mil m², e terá mais de 200 autores, incluindo 27 estrangeiros, contra 150 em 2013.
Entre instalações novas e propostas inovadoras, o homenageado desta Bienal também reflete a ambição dos organizadores. O escolhido foi Maurício de Sousa, que completa 80 anos em 2015, e ganhará uma exposição exclusiva.
A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família!
O evento também conta com a realização do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, pela Lei estadual de Incentivo à Cultura.
O evento também conta com a realização do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, pela Lei estadual de Incentivo à Cultura.
HISTÓRIA
Há 30 anos, teve início a história de sucesso da Bienal do Livro Rio: uma celebração à leitura, à cultura e à diversão, reunindo milhares de pessoas, tendo o livro como astro principal.
Dos salões do Hotel Copacabana Palace, em 1983 aos atuais 55 mil metros quadrados do Riocentro, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro se transformou não só no mais importante acontecimento editorial do Brasil, como também em um evento literário que mobiliza o país. A cada edição, o evento cultural e empresarial supera expectativas de público, vendas e mídia.
Dos salões do Hotel Copacabana Palace, em 1983 aos atuais 55 mil metros quadrados do Riocentro, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro se transformou não só no mais importante acontecimento editorial do Brasil, como também em um evento literário que mobiliza o país. A cada edição, o evento cultural e empresarial supera expectativas de público, vendas e mídia.
LOCAL DO EVENTO | RIOCENTRO
A Bienal do Livro Rio é realizada no Riocentro, sede dos principais eventos nacionais e internacionais do Brasil. Seu estacionamento possui 7 mil vagas e está localizado em uma área amplamente atendida pelas opções de transporte público. Com estações muito próximas, o BRT TransCarioca liga o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, e é uma das principais obras viárias da cidade. Com a TransCarioca, a previsão é reduzir em 60% o tempo de viagem entre o Aeroporto do Galeão e a Barra.
EXPOSIÇÃO ESPECIAL E NOVIDADES
Diversas atividades homenagearão Mauricio de Sousa. Além de uma exposição dedicada à sua história, o escritor receberá o prêmio José Olympio, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O público também será agraciado, com o lançamento dos livros “Maurício — O início”, compilação dos seus três primeiros livros ilustrados e “Coleção Histórica — Maurício”, coletânea de suas primeiras histórias em quadrinhos. Além disso, a Turma da Mônica terá uma livraria temática, onde 42 publicações especiais serão lançadas.
As homenagens não ficam restritas a autores, e países também serão contemplados. A Argentina foi a escolha deste ano, e será representada por mais de uma dezena de escritores, como Martín Kohan (“Segundos fora”), Tamara Kamenszain (“O gueto”/ “O eco da minha mãe”) e Eduardo Sacheri (“O segredo dos seus olhos”). Outros nomes internacionais presentes na feira serão David Nicholls (“Um dia”), Raymond E. Feist (“O mago”) e Jeff Kinney (“Diário de um banana”), que estarão presentes neste fim de semana.
Se os autores internacionais agregam prestígio, fenômenos nacionais carregam grande parte dos visitantes da Bienal. Thalita Rebouças, que lançará o livro duplo “Fala sério, irmão!”, e “Fala sério, irmã!”, é um dos maiores exemplos. O frenesi causado por sua presença a impede, inclusive, de assistir a outras palestras. Ao relembrar de sua primeira Bienal, em 2001, ela diz que o evento tem uma “magia diferente”.
— É lindo, não sei explicar direito, a atmosfera é única. Rodo todo o Brasil, mas guardo um carinho especialíssimo pela Bienal. Foi o primeiro lugar onde senti o carinho do público, vi filas e pessoas gritando meu nome — afirma Thalita, que participará de bate-papo no espaço Conexão Jovem e fará sessão de autógrafos no estande da Rocco, neste sábado.
A organização aposta em novidades. Tatiana Zaccaro destaca, por exemplo, os espaços Maracanã e Copacabana, que reunirão autores de grande público, além do aumento da área de lazer, com food trucks. A plataforma digital Minha Biblioteca, que permite acesso a conteúdos científicos, também é novidade.
Idealizados por João Alegria, o Cubovoxes, que traz debates entre nomes como Gregório Duvivier, Rafael Dragaud, Eduardo Spohr, Affonso Solano, o coletivo Mídia Ninja e Karina Buhr; e o Bamboleio, direcionado às crianças, em que as Olimpíadas servem de inspiração para os Jogos Literários da Bienal, são novos espaços cercados de expectativa.
— A ideia do Cubovoxes é ser otimista sobre a juventude, um segmento que participa ativamente da vida social. O cubo remete a uma caixa de som, e a possibilidade de se falar mais alto. Receberemos personalidades, de perfis diversos, que falam sobre e com os jovens. Já o Bamboleio foi inspirado no bambolê e tem o conceito de maleabilidade, jogo de cintura. Com o gancho das Olimpíadas, queremos ajudar na construção de um legado a partir do debate sobre a convivência com povos diferentes. Não é só tolerar, mas valorizar a diferença — explica Alegria, que conseguiu a doação de centenas de livros infantis sobre multiculturalidade para formar uma biblioteca no espaço.
Compartilhado de: http://www.bienaldolivro.com.br/
E: http://oglobo.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário