quinta-feira, 3 de setembro de 2015

XVII Bienal Internacional do Livro Rio Começa Hoje

A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro começa nesta quinta-feira pronta para ser a maior edição de todos os tempos. A feira literária cresceu em espaço físico, de 55 mil m² para 80 mil m², e terá mais de 200 autores, incluindo 27 estrangeiros, contra 150 em 2013. 

Entre instalações novas e propostas inovadoras, o homenageado desta Bienal também reflete a ambição dos organizadores. O escolhido foi Maurício de Sousa, que completa 80 anos em 2015, e ganhará uma exposição exclusiva.

Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família!

O evento também conta com a realização do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, pela Lei estadual de Incentivo à Cultura.
 

HISTÓRIA 

Há 30 anos, teve início a história de sucesso da Bienal do Livro Rio: uma celebração à leitura, à cultura e à diversão, reunindo milhares de pessoas, tendo o livro como astro principal.
 
Dos salões do Hotel Copacabana Palace, em 1983  aos atuais 55 mil metros quadrados do Riocentro, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro se transformou não só no mais importante acontecimento editorial do Brasil, como também em um evento literário que mobiliza o país. A cada edição, o evento cultural e empresarial supera expectativas de público, vendas e mídia.


LOCAL DO EVENTO | RIOCENTRO

A Bienal do Livro Rio é realizada no Riocentro, sede dos principais eventos nacionais e internacionais do Brasil. Seu estacionamento possui 7 mil vagas e está localizado em uma área amplamente atendida pelas opções de transporte público. Com estações muito próximas, o BRT TransCarioca liga o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, e é uma das principais obras viárias da cidade. Com a TransCarioca, a previsão é reduzir em 60% o tempo de viagem entre o Aeroporto do Galeão e a Barra.

EXPOSIÇÃO ESPECIAL E NOVIDADES
Diversas atividades homenagearão Mauricio de Sousa. Além de uma exposição dedicada à sua história, o escritor receberá o prêmio José Olympio, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O público também será agraciado, com o lançamento dos livros “Maurício — O início”, compilação dos seus três primeiros livros ilustrados e “Coleção Histórica — Maurício”, coletânea de suas primeiras histórias em quadrinhos. Além disso, a Turma da Mônica terá uma livraria temática, onde 42 publicações especiais serão lançadas.
As homenagens não ficam restritas a autores, e países também serão contemplados. A Argentina foi a escolha deste ano, e será representada por mais de uma dezena de escritores, como Martín Kohan (“Segundos fora”), Tamara Kamenszain (“O gueto”/ “O eco da minha mãe”) e Eduardo Sacheri (“O segredo dos seus olhos”). Outros nomes internacionais presentes na feira serão David Nicholls (“Um dia”), Raymond E. Feist (“O mago”) e Jeff Kinney (“Diário de um banana”), que estarão presentes neste fim de semana.


— É lindo, não sei explicar direito, a atmosfera é única. Rodo todo o Brasil, mas guardo um carinho especialíssimo pela Bienal. Foi o primeiro lugar onde senti o carinho do público, vi filas e pessoas gritando meu nome — afirma Thalita, que participará de bate-papo no espaço Conexão Jovem e fará sessão de autógrafos no estande da Rocco, neste sábado.

A organização aposta em novidades. Tatiana Zaccaro destaca, por exemplo, os espaços Maracanã e Copacabana, que reunirão autores de grande público, além do aumento da área de lazer, com food trucks. A plataforma digital Minha Biblioteca, que permite acesso a conteúdos científicos, também é novidade.

Idealizados por João Alegria, o Cubovoxes, que traz debates entre nomes como Gregório Duvivier, Rafael Dragaud, Eduardo Spohr, Affonso Solano, o coletivo Mídia Ninja e Karina Buhr; e o Bamboleio, direcionado às crianças, em que as Olimpíadas servem de inspiração para os Jogos Literários da Bienal, são novos espaços cercados de expectativa.

— A ideia do Cubovoxes é ser otimista sobre a juventude, um segmento que participa ativamente da vida social. O cubo remete a uma caixa de som, e a possibilidade de se falar mais alto. Receberemos personalidades, de perfis diversos, que falam sobre e com os jovens. Já o Bamboleio foi inspirado no bambolê e tem o conceito de maleabilidade, jogo de cintura. Com o gancho das Olimpíadas, queremos ajudar na construção de um legado a partir do debate sobre a convivência com povos diferentes. Não é só tolerar, mas valorizar a diferença — explica Alegria, que conseguiu a doação de centenas de livros infantis sobre multiculturalidade para formar uma biblioteca no espaço.

Compartilhado de: http://www.bienaldolivro.com.br/ 
E: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário