TRADUZIDO PELO GOOGLE TRADUTOR
A partir de carrinhos puxada por burro para navios enormes, você verá veículos aqui em circulação que são projetados para transportar a carga mais importante do mundo - a sabedoria.
Por mais de um século bibliotecas móveis têm sido uma ferramenta importante para difundir o conhecimento, serviços de biblioteca, e atender a necessidade crescente de livros entre os cidadãos.
A primeira bookmobile no mundo foi operado em 1857 e em Cumbria condado em North West England puxada por cavalos. Objetivou-se aumentar a concessão de empréstimos de seus livros para os clientes locais entusiasmados.
Espere, não fique muito nostálgica. Os veículos que oferecem acesso a livros não são definitivamente algo do passado. Exatamente o oposto. A internet não vai matar a emoção quando você vê os livros estão vindo para o seu bairro.Desde aquela época as belas fotos de bibliotecas nas rodas povoada nossas mentes e memórias. Nós associá-los com bibliotecários apaixonado, que, em muitos casos, veio como um resgate para as pessoas que estavam ansiosos para saber mais e ficar mais esperto.
Os veículos mencionados neste artigo não são sempre bookmobiles em sentido estrito. Às vezes, eles são bibliotecas móveis que você pode conferir livros a. Às vezes, eles são feiras do livro ou livrarias. E, eventualmente, você vai encontrar aqui os veículos que oferecem livros sem nenhum custo.
Não importa onde e como eles viajam, estes veículos de livros têm três coisas em comum: a paixão, criatividade e determinação de homens que se originam e operá-los.
10 bibliotecas móveis mais extraordinários
1. Armas da instrução maciça
Nome atraente ("Armas da instrução maciça") e conceito incrivelmente inteligente (livros ajudar a transformar destruição em algo totalmente oposto) fez esta arte carro um dos maiores memes de internet.
Muitos usuários da web não sabem que este tanque livro não é apenas sobre imagens impressionantes. Esta é uma bookmobile de trabalho, distribuição de livros gratuitos nas ruas de Buenos Aires, Argentina.
Argentina fabricante de arte-car e artista Raul Lemesoff usado um quadro de um 1979 Ford Falcon para criar uma biblioteca móvel aparência tanque.A coisa mais importante é que os livros não são fixos no corpo do carro.Eles são inseridos em um esqueleto de metal que serve como uma estante.
Armas da instrução maciça é abastecido com livros-doação privada. O driver mais maravilhoso tanque vai puxar mais para quem pedir um livro grátis! Qualquer pessoa contra a construção de um exército desses?
2. BiebBus
BiebBus é biblioteca móvel infantil da Holanda. Ao contrário os EUA, ruas holandeses são estreitas, especialmente em áreas densamente povoadas.Um caminhão bookmobile americano típico, com cerca de 50 metros quadrados de espaço da biblioteca seria muito grande.
Arquiteto Jord den Hollander surgiu com uma solução inteligente. BiebBus é nada mais do que um bonde que pode expandir - verticalmente. Há dois quartos. Pode-se deslizar sobre a outra.
A sala de fundo é preenchido com prateleiras com livros de 7.000 crianças.Pelo teto transparente você pode ver a sala de cima, que é uma leitura maravilhosa e área de jogo.
BiebBus tem um espaço total de 52 metros quadrados, e oferece espaço para 30-45 crianças.
3. A Biblioteca Floating
A Biblioteca de flutuação é um projeto de arte pública fascinante dirigido por Sarah Peters, um artista, escritor, educador - e agora o bibliotecário flutuante corajoso. É uma biblioteca de pleno direito em uma jangada de madeira feitos sob medida, com estantes de livros em dois lados.
Esta biblioteca excelente, feito de paixão, criatividade e determinação, pode ser visto durante os verões em Cedar Lake, Minneapolis.
Ele pode ser acessado por canoas, caiaques, pranchas ou outras embarcações de pequeno porte. Natação também é "possível, mas não é recomendado."
4. Logos Hope
Logos A esperança é também uma biblioteca flutuante - o maior do mundo.O navio pertence Navios GBA, uma organização de caridade com sede na Alemanha (GBA significa "Gute Bücher für Alle" - Bons livros para todos).
O navio viaja ao redor do mundo, a promoção da boa literatura e levantar dinheiro para caridade. A bordo você pode visitar uma feira do livro, exibindo mais de 7.000 livros, que vão desde a educação à tecnologia, história, filosofia, arte e ficção.
Quase 500 tripulantes e convidados podem ser acomodados em 200 cabines. O navio é grande o suficiente para armazenar até 1.000 visitantes a qualquer momento.
Até agora, Logos Hope visitou 75 portos em 47 países e territórios. Mais de 3,6 milhões de pessoas visitaram o navio, e mais de 4 milhões de livros foram comprados em livraria do navio.
5. Digital Bookmobile
Construído sobre a longa tradição de uma biblioteca de automóvel, que durante gerações se envolveu comunidades com materiais de biblioteca, esta bookmobile é um de sua espécie. É a primeira biblioteca sem livros em movimento no mundo.
Alimentado por OverDrive, a principal distribuidora global de conteúdos digitais entre as bibliotecas, o Bookmobile Digital é a sensibilização para os programas de concessão de empréstimos ebook em bibliotecas e escolas.
A bordo da exposição itinerante de 74 pés de comprimento, há cinco espaços distintos, apresentando livros eletrônicos, audiobooks, bem como dispositivos de leitura ebook.
O Bookmobile Digital lançou em meados de 2008. Desde então, mais de 700 eventos foram organizados em todos os EUA e Canadá. Sua biblioteca e escola pode convidar o veículo, também. Encontre mais informações no link abaixo.
6. Tram Biblioteca
Um carro do bonde velho foi transformado em uma cor viva biblioteca móvel e uma ferramenta promocional para Jiří Mahen Biblioteca em Brno, República Checa.
A Biblioteca Tram viaja todos os dias em uma rota de 70 km, ensinando não só sobre os serviços de biblioteca, mas, mais importante, sobre benefícios da leitura digital.
Os visitantes podem escanear códigos QR com seus telefones móveis para acessar o site da biblioteca, procure o catálogo e baixar amostras gratuitas de ebooks selecionados.
Este inovador projecto móvel biblioteca 2.0 é chamado de "Biblioteca no Tram - Eléctrico para a Biblioteca" e foi premiado com o primeiro lugar no 12º Prêmio Marketing Internacional da IFLA de 2014.
7. Bibioburro
Há áreas do mundo onde apenas um tipo de veículo pode alcançar. A que emite sons orgânicos bonitas.
Bibliotecário e professor Luis Soriano usa dois burros, Alfa e Beto, para entregar livros para aldeias remotas na região central do Departamento de Magdalena, na Colômbia.
Seu esforço extraordinário atraiu uma enorme atenção mundial. Como The New York Times diz:
Ele criou a partir da simples crença de que o ato de levar livros a pessoas que não tê-los de alguma forma pode melhorar esta região empobrecida, e talvez a Colômbia.
8. Donkey bibliotecas móveis
Essas bibliotecas de burro-captura de atenção são muito menos conhecida, mas tão importante para a Etiópia como Biblioburro para a Colômbia.
O projeto nasceu de uma simples descoberta de que há um monte de burros nas regiões rurais da Etiópia, em frente aos livros.
A primeira biblioteca móvel amarelo começou a viajar em 2006, e agora há seis deles, correndo um circuito de escola para escola e de aldeia em aldeia trazendo livros para crianças ansiosas.
A biblioteca burro é projetado para especificações exatas:
Ele deve possuir um tesouro de livros, tem espaço para armazenar bancos para sentar, e conter um compartimento especial para o alimento para o burro.
9. Il Bibliomotocarro
Antonio La Cava é uma professora aposentada de Ferrandina, Itália. Após 42 anos de ensino, perguntou-se o que mais ele poderia fazer espalhar o amor da leitura entre as crianças.
Em 2003 ele comprou uma moto usada Ape e fortemente modificado para abrigar 700 livros.
Desde que ele viaja pelo interior da Itália, trazendo livros para as aldeias na região de Basilicata. O som de um órgão está anunciando a chegada de Il Bibliomotocarro.
A missão do La Cava é espalhar o amor pela leitura, porque:
Um desinteresse em ler muitas vezes começa nas escolas onde a técnica é ensinada, mas ele não está sendo acompanhado por amor. A leitura deve ser um prazer, não um dever.
10. Conte uma História
Conte uma História é uma biblioteca maravilhosamente elegante sobre rodas que você pode manchar nas ruas de Lisboa. A van é uma parte do projeto oferecendo livros clássicos portugueses traduzidos em Inglês, Francês, Italiano, Alemão e Espanhol.
O homem por trás Conte uma História é Francisco Antolin. Ele virou um lindo 1975 Renault Estafette em um dos mais adoráveis cartões postais da literatura Português.
O projeto foi desenvolvido após Antolin e seus amigos percebi o quanto era difícil para encontrar as edições traduzidas de literatura Português para dar aos seus amigos estrangeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário