Library of the future: 8 technologies we would love to see
Hoje, as bibliotecas não são apenas sobre empréstimo de livros. São espaços criativos, não só para os indivíduos, mas também equipes. Eles são econômicos incubadoras e centros de aprendizagem.
Texto traduzido através do Google Tradutor
Texto Original e Compartilhado: http://ebookfriendly.com/library-future-technologies/
Texto Original e Compartilhado: http://ebookfriendly.com/library-future-technologies/
Bibliotecas liderar o caminho para a cidadania digital. Eles devem ser os primeiros lugares onde as tecnologias mais avançadas são implementadas.
Portanto, para melhorar a literacia tecnológica das comunidades locais, as bibliotecas devem ser equipados com tecnologias relevantes.Acima de tudo, as bibliotecas são os pontos de entrada para o mundo digital.Eles são a maneira de abraçar a tecnologia e evitar a exclusão digital.
Neste artigo você não vai encontrar exemplos de como usar o Google Hangouts para reuniões de biblioteca, ou Pikochart para criar infográficos biblioteca.
Em vez disso, eu gostaria de ir um passo além e apresentar tecnologias - algumas delas em fase de conceito - que poderiam ser usados no futuro.
E em vez de idéias gerais, como wearables ou realidade aumentada, você verá exemplos aqui reais.
Algumas dessas tecnologias parecem comer orçamentos dezenas de vezes maior do que uma biblioteca pública pode pagar, mas não é o ponto deste artigo.
O artigo é projetado para detectar tecnologias que serão relevantes e úteis para as bibliotecas como eles se movem ao longo de seus roteiros digitais.
8 tecnologias que gostariam de ver nas bibliotecas
1. marcador Biblioteca e guia
Um conceito interessante de uma empresa de design chinês Toout. Este pequeno dispositivo minúsculo é em primeiro lugar um marcador regular.Mas no topo de que ele também tem características que poderiam fazer usando a biblioteca muito mais fácil.
Em primeiro lugar, o dispositivo seria um companheiro perfeito quando se navega através da biblioteca, dando indicações turn-by-turn para o livro do patrono quer.
O dispositivo também poderia manter o controle de todos os livros emprestados, bem como lembrar o usuário das datas de retorno.
Encontrar um livro facilmente sem conhecer o sistema de Classificação Decimal de Dewey? Soa como uma boa idéia de onde o cartão de biblioteca poderia evoluir.
2. app realidade aumentada
Librari é um conceito de um aplicativo de realidade aumentada imagem baseada, criado por Pradeep Siddappa.
Muito tem sido dito sobre o uso de realidade aumentada em bibliotecas, mas existem alguns exemplos que nos permitem realmente vê-lo.
O vídeo explicando como funciona Librari (AR em nome significa "realidade aumentada") é muito decente, mas é um benefício. Ele destaca claramente o melhor uso da AR em bibliotecas - Localizar os livros nas prateleiras e navegar até eles.
O aplicativo poderia apontar-lhe os recém-chegados. Também seria capaz de encontrar e apontar para livros semelhantes. Simples, mas útil, e muito provável.
3. Reserve entrega zangão
Para obter o livro de uma biblioteca, você pode ir e encontrá-lo, ou você pode deixá-lo encontrá-lo.
O futuro pertence a máquinas voadoras não tripulados, e apenas como drones Amazon pode entregar as mercadorias aos clientes, bibliotecas poderia entregar os livros para os clientes.
Zangão biblioteca não é até mesmo o futuro próximo. Isso já está acontecendo. Australian start-up Flirtey fez uma parceria com um serviço de aluguer livro Zookal para criar - o primeiro do mundo - sistema de entrega de livros didáticos.
O sistema está usando drones hexacopters, com seis rotores, para entregar livros encomendados. Agora, a única coisa inteligente é que o zumbido pode encontrá-lo com a localização do seu smartphone, por isso não há necessidade de dar um endereço fixo.
Apenas imagine. Você está sentado em uma sala de leitura da Biblioteca Pública de Nova York, no meio de escrever um ensaio, e deseja obter um outro livro. Fique onde está, e usar o aplicativo para encomendar um livro.O zangão virá, apenas como este. Puxe o livro da caixa, e colocar a pessoa ou pessoas que você não precisa mais. O zangão vai colocá-los onde eles pertencem.
Eu pessoalmente adicionar uma opção de entregar latte de uma cafeteria biblioteca.
4. Interface Digital para imprimir livros
Qualquer um que tentou ebooks nunca iria desistir da conveniência de uma interface digital e todas as outras ferramentas úteis.
Pesquisando o conteúdo do livro (incluindo pesquisa inteligente), à procura de uma referência na web, recebendo uma tradução instantânea, escrevendo notas, ou a recolha de passagens do livro - tudo isso pode ser feito no mesmo dispositivo que usamos para ler um ebook.
Nós podemos, obviamente, pedir emprestado um ebook em vez de um livro impresso, mas aqui é uma idéia melhor - melhorar o livro impresso com uma interface digital.
FingerLink é um projeto atualmente desenvolvido pela Fujitsu, que permitirá que você use ferramentas digitais para trabalhar com um livro impresso.
É uma posição que você pode colocar em uma mesa da biblioteca. Ele inclui dois elementos: uma câmera para ler a informação do mundo real, e que o projetor para exibir informações digital do mundo real.
Simplesmente, coloque o livro sobre uma mesa sob o suporte, e você verá opções adicionais, disponíveis para o livro. É porque tudo o que FingerLink "vê" podem estar disponíveis e editável em um formato digital.
Agora vamos empurrar a imaginação um pouco mais.
Ágil é um conceito de uma biblioteca de realidade aumentada ferramenta avançada.
Projetado por um designer interativo com sede em Londres e engenheiro do Google Sures Kumar, Nimble não só oferece realce digital de um livro impresso, mas também incorpora a idéia de destaque no início do pós - o guia turn-by-turn biblioteca.
Todos esses recursos podem ser acessados usando o cartão de biblioteca inteligente. Um tudo-em-uma solução para permitir que os clientes usam os livros digitais para trabalhar com qualquer conteúdo que eles querem.
5. utensílios Biblioteca
Obviamente, a introdução de um sistema como FingerLink excederá orçamento anual várias vezes da biblioteca. Há uma alternativa mais barata. Uma biblioteca pode oferecer clientes uma variedade de pequenos utensílios que poderiam ser emprestados para usar na sala de leitura.
Na foto acima, você vê Guia Ivy, um dispositivo de conceito, que você pode colocar em sua caneta a ser usada para traduzir palavras encontradas no livro de impressão.
É apenas um exemplo mostrando que esses conceitos estão sendo criados. A única coisa é encontrar a tarefa mais útil para o uso da biblioteca.
Para mim, que poderia ser uma simples caneta que iria deixá-patronos fazer destaques digitais. Uma condição - que deve ser feito de uma maneira mais simples possível.
Aqui é a idéia. O marcador verdadeiro para digital seria ligado a um computador. Quando você destacar algo - deslocar o texto em um livro de impressão - ele aparecerá imediatamente no aplicativo bloco de notas em um computador. Todos os seus destaques seriam coletados em um único documento de texto.
Quando terminar, basta enviar esta nota para o seu endereço de e-mail. A nota vai autodestruir o momento de fechá-lo.
Esses utensílios de biblioteca seria útil para usuários da biblioteca menos tech-savvy ou aqueles que não usam aplicativos avançados (por exemplo, aqueles com OCR - reconhecimento óptico de caracteres) em seus telefones.
6. centro biblioteca móvel
Às vezes, para envolver as comunidades locais, ou alcançar as pessoas em locais remotos, a biblioteca gostaria de deixar fisicamente o prédio da biblioteca.
O Ideas Box é um conceito revolucionário desenvolvido por bibliotecários Sem Fronteiras, com o objetivo de alcançar as pessoas em campos de refugiados e dos países pobres, mas também poderia ser usado a qualquer momento a ideia de uma biblioteca móvel é considerado.
A coisa mais emocionante sobre este centro biblioteca moderna é que ele pode ser montado em menos de 20 minutos.
A Caixa de Idéia é um conjunto de ferramentas portáteis - padronizada, fácil de transportar e instalar. O kit é composto de seis caixas (incluindo biblioteca e acesso à internet), se encaixa em duas paletas, e cria um espaço de 1.000 metros quadrados.
A caixa de biblioteca inclui 250 livros de papel, 50 e-readers com milhares de ebooks, e uma variedade de aplicativos educacionais.
7. Imprimir em máquinas de procura
Bibliotecas Bookless, onde você não consegue encontrar um único livro impresso, lançar regularmente. Eles, obviamente, não vai matar bibliotecas tradicionais, assim como ebooks não matam livros impressos. A apenas digital rota tem suas desvantagens.
Para mim, cada exclusivamente digital biblioteca deve oferecer aos seus clientes a capacidade de imediatamente fazer uma versão impressa do livro. Vamos deixar de lado a questão de quem vai pagar por isso. A questão mais importante é que às vezes o livro tem que ser real para fazer uso dele.
Livro Espresso Machine (EBM) é um produto real. Fabricado pela Xerox, ele é vendido por On Demand Books. Ele pode fazer um livro de bolso, enquanto você espera, imprimir até 150 páginas por minuto.
A máquina está ligada a um catálogo de mais de sete milhões em direitos de autor e livros de domínio público, mas as instituições que utilizam EBM também pode imprimir costume títulos.
8. O acesso à biblioteca via app comumente usado
Isso soa como uma idéia super simples, mas ainda não existe, e eu não tenho certeza se ele vai.
Todos os conceitos apresentados acima foram cerca de dispositivos especiais ou soluções projetadas para uso especial em uma biblioteca.
Hoje em dia, se você quer pedir um ebook de uma biblioteca que você precisa ter um aplicativo especial de um provedor de conteúdo digital, como OverDrive. Mas nem todas as bibliotecas cooperar com OverDrive - e é onde os problemas começam. O algo mais especial é, menos pessoas vão usá-lo.
A coisa é que, para emprestar um livro de impressão a partir de uma biblioteca, você não precisa de nada de especial além do cartão de biblioteca.
Imagine que muitas das características descritas acima seria acessível a partir de um aplicativo simples - um navegador em seu celular. Você iria precisar dele para navegar na biblioteca, emprestar um livro, receber notificações quando é devido, e, finalmente, ser capaz de lê-lo.
Talvez houvesse uma opção para dar um passeio virtual através da biblioteca. Estamos perto, basta olhar para as bibliotecas usando o Google Street View passeios. Talvez houvesse uma opção para fazer anotações e destaques. Talvez houvesse uma opção para reconhecer o texto impresso e transformá-lo para notas editáveis.
Sim, todos esses recursos estão disponíveis, mas eles são entregues por aplicações especiais, e esses aplicativos especiais não são feitos para serem usados nas bibliotecas.
A idéia (utópico?) É que todo mundo pode usar a biblioteca, e nenhum conhecimento e software extra seria necessário para isso.
Google está liderando o caminho para unificar a experiência online.Nenhum sinal ups extra. Tudo que você precisa é de ser conectado à sua conta do Gmail no Google Chrome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário