'Turma da Mônica' abandona HQs para ressurgir como um impressionante livro ilustrado
A garotinha dentuça Mônica tem receio de ser daltônica. Pelo menos foi o que sugeriu Zé Luís – e não o Cebolinha –, menino da vizinhança que quer impedir a protagonista de lhe dar mais coelhadas.
Compartilhado de http://www.brasilpost.com.br/
Esta história foi publicada pela primeira vez em 1970 na revista Mônica #1, mas agora retorna às livrarias com novos traços. Mônica É Daltônica?, lançado na última quarta-feira (26), é o primeiro livro da nova coleção da Companhia das Letrinhas que resgata histórias clássicas da turma criada por Mauricio de Sousa, que assina o texto dos novos livros. O ilustrador e capista é Odilon Moraes:
"Por mais que essas histórias tenham sido escritas décadas atrás, ainda conversam bastante com o público infantil de hoje. Elas sobreviveram ao tempo", explica Mell Brites, editora da coleção, que tem mais três lançamentos no radar. Os Azuis chega às lojas em outubro deste ano; O Futuro de Horácio e Chico, 7 Anos, no primeiro e no segundo semestre de 2016, respectivamente.
A adaptação se baseia em uma ideia simples: transpor as histórias em quadrinhos clássicas para uma narrativa em ilustrações e texto em prosa.
"Mudar o suporte traz outra abordagem", diz Brites. "O livro ilustrado muda o tempo da história, dá outra cara para ela. Quadrinhos são como 'mini-quadros', enquanto cenas em ilustrações ganham tempo maior. Os detalhes ficam mais evidentes e a gente pode perceber os personagens."
A arte de preserva a identidade visual deles – Mônica, Cebolinha e Cascão estão inconfundíveis –, mas não abre mão de ter originalidade. Moraes, nome icônico da ilustração brasileira com mais de 80 títulos no currículo e ganhador do Jabuti, dá impressionante originalidade aos personagens que ainda marcam a infância de milhões de brasileiros. Amizade e bullying são temas abordados pelas histórias.
O inédito Os Azuis mostrará Mônica isolada e maltratada por seus amigos do bairro por ser a única "alaranjada", enquanto todos os outros estão "azuis". Elisabeth Teixeira foi a artista escolhida para este.
A coleção é resultado da parceria entre a Companhia das Letras e a Mauricio de Sousa Produções. "A ideia era trabalhar com algo que já tivesse reconhecimento do público e da crítica", justifica Brites.
Mônica É Daltônica? tem 48 páginas, é recomendado a crianças de 5 a 12 anos e custa R$ 34,90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário