quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Bons Exemplos de Projetos para Atrair Público a Biblioteca

Nós do Muito Mais que Livros defendemos que a Biblioteconomia vai muito além de organizar livros em prateleiras e o ambiente perfeito para demonstrar essa versatilidade é a Biblioteca. Nesse ambiente é possível realizar diversas atividades  diferentes que incentivem a leitura.

Por isso nós decidimos reunir alguns bons exemplos de Bibliotecas Brasileiras que realizam e transformam a comunidade onde estão localizadas. Afinal a  biblioteca é e deve ser um ambiente de conhecimento, lazer e criação.

Projeto Cinema
Realizar seções gratuitas de cinema é um tiro certeiro, procure selecionar filmes de livros que estão em seu acervo e não se prenda aos clássicos, filmes que acabaram de sair do cinema, continuações ou livros baseados no filme costumam fazer sucesso.  Ah, não se esqueça dos infantis. Aproveite e coloque um expositor com o livro e se for possível convide um carrinho de pipoca ou outro tipo de comida para a ocasião.

Projeto Saúde
Esse projeto é super abrangente e possibilita muitas atividades, convide profissionais e disponibilize o espaço para aulas, palestras e conversas sobre temas de vida saudável. Grupos de apoio, com dicas de dietas, atividades alternativas como Yoga, Meditação, Tai Chi. 

Projeto Empréstimo Além de Livros
A Biblioteca não precisa ser só de livros, proponha empréstimos e trocas de outros itens com a comunidade, cds e dvds antigos, objetos, brinquedos, artesanato, roupas, etc. A ideia é trazê-lo para a Biblioteca e demonstrar que é possível conseguir os itens que precisa, sem gastar dinheiro.







Projeto Jogos
Uma receita infalível para atrair jovens é e sempre foi promover eventos sobre jogos, mas para que dê certo é preciso ficar atento as tendências daquela comunidade. RPGs são ótimos para começar, afinal são livros que são jogos. Promover competições de vídeo game ou até jogos temáticos como o quadribol (na foto) também pode chamar a atenção deles. Caso sua biblioteca tenha um espaço externo promova jogos clássicos de tabuleiro ou de campo.
Projeto Eventos
Esse projeto depende totalmente da sua criatividade e disposição, a ideia aqui é sair do convencional "datas comemorativas" e promover eventos mais interessantes para a sua comunidade. Para crianças, procure trazer os personagens de seu cotidiano, peças teatrais, circo, brincadeiras, incentive grupos da região e ofereça o espaço da Biblioteca para isso. Já para jovens é interessante entrar em contato com os seus ídolos, fazer uma seção de autógrafos ou  encontros para o fã, além dos eventos temáticos como hqs, animes, etc. Já para o adulto, disponibilize o ambiente para reuniões de negócios, pesquisa, conferências e palestras, quem sabe até temas mais culturais, como gastronomia, teatro, empreendedorismo. 
Projeto Aprender
A Biblioteca é um ambiente de saber e porque não utilizar de seu acervo para incentivar o aprendizado, convide professores que precisam de um ambiente para ensinar a utilizar seu espaço, promova aulas para a comunidade como línguas, informática, etc. Disponibilize uma lista de seu acervo nas escolas, universidades ou on line e peça para que os professores e diretores incentivem o aluno a vir ao seu ambiente.
Baseado no texto: http://bsf.org.br/2015/08/04/12-coisas-que-voce-pode-fazer-na-biblioteca-e-nem-sabia/

3 comentários: