O que faz uma pessoa decidir NÃO ir a uma Biblioteca?
Por que a Biblioteca deixou de ser atrativa?
O que devemos fazer para esse cenário mudar?
1- Coleção obsoleta
Não acompanhar e adquirir os lançamentos literários ou seus maiores sucessos (normalmente são resultado de cortes no orçamento).
Além de pressionar a administração a adquirir os livros do "momento" o Bibliotecário pode sugerir / recomendar títulos que tem temas parecidos com os procurados, montar exposições ou até destacar os livros nas prateleiras com indicadores fluorescentes.
2- Computadores Obsoletos
Sim, é verdade ... muitas bibliotecas continuar a operar com computadores antigos ou ainda sem funcionamento.
A solução (além de encomendar um novo equipamento, obviamente) encontrar maneiras de incentivar ao usuário a trazer seus próprios dispositivos para a biblioteca, disponibilizando Wi Fi gratuito, ajuda para aperá-los e material de apoio, como carregadores, pen drive, etc..
3- A falta de interesse em ir até a Biblioteca
Talvez a distância seja uma das razões para poucos usuários.
Solicitar a prefeitura da cidade locomoção gratuita ou mais veículos que passem pela biblioteca. Outra forma é promover eventos, atrações e até atividades on line para atrair o usuário "preguiçoso".
4- Não sentir necessidade da Biblioteca
Muitas pessoas não estão convencidas da necessidade de utilizar a Biblioteca em seu dia-a-dia, esclarecer e divulgar suas utilidades, coleções e soluções, criar novas atividades, atendimento e serviços de acordo com a realidade da cidade em que está localizada podem ajudar a atrair novos usuários.
5- A necessidade do silêncio absoluto
Uma parte importante de utilizadores da biblioteca são daqueles que os utilizam como um estudo, contudo os outros usuários podem ficar incomodados por não conseguir fazer silêncio.
Separar ambiente ou salas para silêncio com regras bem especificas e divulgadas, deixará os dois tipos de públicos mais confortáveis.
6- Bom atendimento
Leva anos para construir uma boa reputação e um segundo para destruí-lo e as bibliotecas não estão livres desse problema. Se preocupar com o usuário, estar atento e fazer campanhas de satisfação ajudam a identificar os problemas e solucioná-los.
7- Longas listas de espera para obter um livro
É muito frustrante não encontrar o livro desejado, imagine isso repetidamente. É preciso estar atento ao interesse do público e pedir novas cópias para manter o usuário interessado no ambiente.
Compartilhado de: http://www.julianmarquina.es/10-problemas-y-10-soluciones-para-que-las-personas-utilicen-las-bibliotecas/
E quando vc já faz tudo isto e mais um pouco e ela continua vazia?
ResponderExcluirAcho que é o momento de fazer parcerias com outras bibliotecas, livrarias e até autores.
ResponderExcluirAcredito que ao trabalharmos com biblioteca/leitura em escolas, é saudável que haja a intermediação da leitura em projetos com as mais diversas áreas do conhecimento. Em outras palavras torna-se necessário a colaboração de outros profissionais que possam indicar livros e a biblioteca contribuir com atividades diversas. Percebemos uma 'apatia' nesse sentido de um trabalho conjunto.
ResponderExcluirO que me "fez decidir não ir a uma biblioteca" (melhor: não mais frequentar a biblioteca), talvez seja a facilidade e a disponibilidade de informação contida na Internet. Por exemplo, já baixei tantos e-books, que seria preciso mais que uma vida para lê-los todos! Junto a isso o fato de ter, em minha casa, uma míni biblioteca física (que, regularmente, aumenta de tamanho, pois sempre encontro livros nas ruas, destinados ao lixo).
ResponderExcluirEu acrescentaria o fato de que em algumas bibliotecas as normas são mais importantes que as necessidades dos usuários. Regras obsoletas e engessadas que não dão abertura ao uso do bom senso!
ResponderExcluirParte dos problemas apontados advém de uma cultura que muito "festeja" o livro mas que na verdade pouco lê e pouco pesquisa. Consequentemente com estruturas administrativas que não priorizam bibliotecas. Então as mesmas sobrevivem com baixos orçamentos, materiais obsoletos, falta de conforto e espaço inadequados. Somente alguns raros bibliotecários muito empreendedores conseguem driblar tudo isso.
ResponderExcluir