segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

06 dicas para transformar a Biblioteca em lugar de criança

Em nosso ultimo post (07 Problemas em Bibliotecas que Afastam Usuários e o que Fazer para isso Mudar?) recebemos inúmeros comentários e sugestões discutindo sobre a importância de criar estratégias visando crianças e transformar o ambiente de leitura em um lugar interessante para elas.

Pensando nessa temática selecionei 06 dicas de profissionais que colocaram crianças como foco dos seus projetos de captação de usuários para bibliotecas, confira a seguir e dê sua opinião:

1. FACILITE O ACESSO AOS LIVROS. 
Comece por facilitar seu acesso, livros localizados em baixo na estante, ambiente colorido e atrativo, além de local para sentar ou deitar fará com que a criança queira ficar mais tempo no ambiente. 






2. COLEÇÃO ADEQUADA

Tivemos muitos comentários sobre a dificuldade em garantir a aquisição desses livros, muitas Bibliotecas não tem recurso financeiro para acompanhar as novidades literárias. 
Para resolver procure entrar em contato com fundações, autores e editoras e peça doações. Mantenha um bom relacionamento sugerindo o espaço para eventos e apresentações de seus livros.  Promova também eventos de troca e doação de livros com a comunidade.  

3.CONVIDE À LEITURA. 
Se preocupe em identificar o gosto da criança para assim apresentar outras opções da mesma temática. É interessante também manter próximos os livros "iguais" facilitando o interesse e acesso da criança.




4.NÃO SE ESQUEÇA DOS ADULTOS. 

É comum as bibliotecas se esquecerem de separar um local apropriado ao adulto acompanhante. Esse ambiente precisa ser confortável e estar próximo a criança. Que tal colocar uma maquina de café e indicar livros ao adulto?




5. PROMOVA EVENTOS. 
Através daquelas parcerias sugeridas no item 02 promova eventos adequados as crianças, convide autores e editoras para apresentarem seus livros, além de apresentações teatrais, circenses e contação de histórias. Convidar personagens infantis também é uma boa opção.
Aproveite as datas comemorativas, convide fundações assistenciais e iniciativas culturais da cidade para usar o espaço da Biblioteca. 

6. APOSTE NAS REDES SOCIAIS. 

As redes sociais podem te ajudar a divulgar as atividades da Biblioteca, aposte em criar páginas e convide os usuários a acessá-las e divulgá-las, coloque conteúdos interessantes, dicas de leituras e agenda de eventos. Existem páginas destinadas a crianças, procure saber se é possível fazer parte delas.

5 comentários: