Qual é o propósito do edifício da biblioteca acadêmica, quando ele não é mais preenchido com um acervo físico de livros e revistas?
Tive o prazer de apresentar duas perspectivas diferentes sobre o desenvolvimento do espaço de biblioteca acadêmica física na reunião anual The Danish Research biblioteca de Associação em Aarhus, em 17 e 18 de setembro (slides podem ser vistos no final deste post).
As duas perspectivas é o que eu chamo o tradicional e o inteligente espaço da biblioteca.
O tradicional no "espaço biblioteca tradicional 'entenda-se em todos os sentidos positivo e está moldando o grande trabalho que temos vindo a fazer no desenvolvimento espaço da biblioteca por anos; um espaço diverso, com uma variação de diferentes tipos de ambiente de estudante, por exemplo, salas de grupo, áreas de estar, pequenos centros de estudo e salas de leitura grandes, juntamente com uma atmosfera de estética e agradável. E funciona - que são ótimos para isso, ele cria valor e as bibliotecas acadêmicas continuará a trabalhar nesse sentido.
O espaço da biblioteca inteligente se baseia em nosso trabalho com Lab Digital de Ciências Sociais na Faculdade de Ciências Sociais Biblioteca - um laboratório de física para conectar academia com ferramentas, habilidades e métodos para lidar com dados.A parte "inteligente" é as habilidades que está incorporado no laboratório.
O desenvolvimento do tradicional e inteligente espaço da biblioteca não é uma questão de ou / ou. Eles são altamente conectado e deve co-existir no desenvolvimento e na prática. Togther eles criam valor para a comunidade acadêmica.
Fazer a pergunta certa: "Por quê?"
O desenvolvimento da biblioteca inteligente é intimamente relacionada com o desenvolvimento da biblioteca de espaço tradicional.
A minha pergunta favorita para pedir na minha vida profissional é sempre "porque" e"por que um espaço de biblioteca física?" É uma pergunta interessante porque a resposta para a pergunta mudou ao longo dos últimos 20 anos ou mais. Em todos os tempos, antes da migração para o meio eletrônico, a biblioteca escolar como um edifício tem sido altamente um lugar para armazenamento e acessar uma coleção física de materiais. A biblioteca estava cheia de livros e revistas em prateleiras como grandes templos de conhecimento fixos em materiais físicos. Esses dias estão muito longe - pelo menos na Faculdade Biblioteca de Ciências Sociais e A Biblioteca da Universidade deCopenhagen. Passamos cerca de 7,5 milhões de dólares americanos por ano em recursos eletrônicos e 700.000 dólares americanos em materiais físicos ea maioria dos livros físicos que temos são em pilhas remotas. Então pediu 20 anos ou mais atrás, a resposta para a pergunta teria sido algo como "para coletar e armazenamento de uma coleção e torná-la acessível à comunidade acadêmica". Enviada hoje a resposta seria diferente:
Estamos fazendo bibliotecas para as pessoas - não para os livros.
As consequências deste desenvolvimento são significativas - ou pelo menos deveriam ser, se você agir sobre eles. A biblioteca tem um monte de espaço extra para usar para outra coisa do que prateleiras com livros e da própria identidade de uma biblioteca como um edifício cheio de livros está sob pressão.
Os livros e revistas está recuperando das prateleiras de bibliotecas acadêmicas - o que deve ser a função prédio da biblioteca do espaço biblioteca pós-livros?
A biblioteca académica anno de 2015: Uma biblioteca para as pessoas, e não livros. Aqui, a Biblioteca da Faculdade de Letras, Biblioteca da Universidade de Copenhagen
O quadro maior: Liberando serviços de biblioteca a partir do espaço físico
Então, quando você passo para trás por um tempo e olhar para a foto maior de desenvolvimento de biblioteca acadêmica Eu acho que é justo dizer que, além de bibliotecas nacionais e especiais de recolha, afastaram-se uma biblioteca que funciona como um edifício para livros de armazenamento e revistas para um edifício que serve como um espaço de trabalho para os alunos e foram muitos dos serviços, por exemplo, instruções, bibliometria, acesso aberto, serviços de dados, é liberada a partir do espaço da biblioteca física. Alguns deles podem ter lugar lá, mas poderia - ou deveria - função para além do edifício da biblioteca real, por exemplo, no escritório ou sala de aula pesquisadores.
Assim é o edifício da biblioteca em si ainda importante em 2015? Os estudantes que vem lá para trabalhar só poderia ser tão feliz se eles têm uma cadeira e uma mesa em qualquer lugar e pode-se questionar se o ambiente de estudo, mesa e cadeiras em uma biblioteca, realmente é uma tarefa biblioteca core? Eu não acho que o futuro da coleção espaço biblioteca acadêmica pós física é corrigido no ambiente de estudo tradicional, mas de uma combinação desta e apoio acadêmico relevante para a comunidade - serviços que não se fundamenta no prédio, mas nas habilidades de grande bibliotecários e outros povos da biblioteca. Com o crescimento dos laboratórios de dados dentro de bibliotecas acadêmicas também parece haver uma tendência para voltar a incorporar pesquisadores e estudantes como um jogador ativo no espaço da biblioteca foram foco está mudando a partir da coleção físico para instruções e oficinas de manipulação de dados e métodos de investigação em vez .
O acervo da biblioteca: mais acessíveis, menos espaço e recursos menores
A coleção? É ainda mais importante que nunca. Ele é, e será por muitos anos depois, ser uma pedra angular na biblioteca acadêmica. Mas ele mudou forma: É ainda maior e mais acessível do que nunca desde que os livros eletrônicos e revistas não obter check-out e não ocupam qualquer prateleiras na biblioteca e, ao mesmo tempo, a administração de licenças não assumir que muitos recursos como a manipulação de recolha física. Isto significa que, mesmo em tempos com cortes no orçamento, temos sido capazes de ampliar serviços como dados, acesso aberto bibliométricos e serviços de direitos de autor.
A biblioteca universitária do presente e do futuro é uma biblioteca para as pessoas - não para os livros.
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