quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Nos Cinemas Victor Frankenstein um Clássico da Primeira Mulher a Escrever um Conto de Ficção Científica

Na estréia dos cinemas de hoje um clássico de  Mary Shelley a primeira mulher a escrever um conto de ficção científica da história, isso em uma época em que as mulheres eram proibidas de "se aventurar" em atividades exclusivas a homens. 

O Filme Victor Frankenstein revisita uma Londres gótica de 1816 para contar essa história pela ótica do assistente Igor. Trazendo um elenco de peso, como Daniel Radcliffe como Igor (Harry Potter), James McAvoy como Victor Frankenstein ( Professor Xavier em X-Men), Jessica Brown Findlay como Lorelei ( Lady Sybil Crawley na série da Downton AbbeyAndrew Scott como Roderick Turpin (Jim Moriarty na série Sherlock).

Contado a partir da perspectiva de Igor, o filme mostra as origens obscuras do jovem assistente conturbado e sua amizade redentora com o jovem estudante de medicina, Victor Von Frankenstein. 

Cheio de efeitos especiais o filme não é um retrato fiel do livro de Mary Shelley, mas uma livre adaptação do conto.



Confira no trailer:

Já o Livro Frankenstein ou o Moderno Prometeu, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres.  
Frankenstein ou o Moderno Prometeu é considerada a primeira obra de ficção científica da história.
O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. 
O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental. 
O aclamado autor de literatura de terror Stephen King considerou Frankenstein um dos três grandes clássicos do gênero, sendo os outros dois Drácula e Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde. A obra está em domínio público e está disponível gratuitamente na Internet em língua inglesa.

No vídeo a seguir é possível conhecer o resumo do Livro através de desenho, um trabalho maravilhoso de Adriel Campos, confira:




Mary Shelley escreveu essa história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. 
Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva. 

Nascida em Londres, em 30 de agosto de 1797. Esposa do poeta inglês Percy B. Shelley, escreveu Frankenstein para participar de um concurso de histórias de terror realizado na intimidade do castelo de Lord Byron. 

Mesmo competindo com grandes gênios da literatura universal, acabou redigindo esta que é uma das mais impressionantes histórias de horror de todos os tempos. 

A história do Dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida vem fascinando gerações desde que foi publicada há mais de cem anos. 

Brilhante história de horror, escrita com fervor quase alucinatório, Frankenstein representa um dos mais estranhos florescimentos da imaginação romântica.

Mary Shelley foi reconhecida como grande romancista ainda em vida. A autora morreu de câncer cerebral em 1º de fevereiro de 1851, com 53 anos, em Londres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário