segunda-feira, 23 de novembro de 2015

12 Livros Para Quem Adora Magia

O Muito Mais que Livros encontrou essa lista super interessante de livros sobre magia no site Livros e Tal, com o objetivo de suprir a falta que a série Harry Potter deixou para os fãs (pelo menos, até o próximo lançamento cinematográfico de J. K. Rowling - Animais Fantásticos e Onde Habitam, previsto para 18 de novembro de 2016). 
Essa lista traz opções que agradam desde fãs de Rowling, a admiradores da arte da magia até crianças que estão iniciando nesse gênero literário.
Ficou interessado? Então não deixe de dar uma olhadinha nessas sugestões:

Os Magos, Lev GrossmanOs Magos,  trilogia de Lev Grossman

O primeiro livro é frequentemente descrito como “Harry Potter para adultos”. Não é uma descrição precisa, mas não está muito longe disso. A série é uma homenagem a grandes obras de fantasia, com acenos para HP e uma pontuação de outros títulos. A maior influência, porém, é provavelmente ‘As Crônicas de Nárnia‘ de CS Lewis. Se você ama Nárnia e HP, você vai adorar este.
Sinopse:
Quentin Coldwater é um gênio precoce às vésperas de entrar na faculdade. Como a maioria das pessoas, Quentin acreditava que a magia não era algo real. Acreditava. Tudo muda quando ele é surpreendentemente admitido em uma universidade – muito antiga, muito secreta, muito exclusiva – de estudos mágicos, ao norte de Nova York.
Após se esgueirar por um terreno baldio do Brooklyn na tarde de inverno em que deveria ter feito sua entrevista para entrar em Princeton, Quentin se vê, em pleno verão, no idílico campus da misteriosa Brakebills. Ali – não antes de um difícil e cansativo exame de admissão – ele dá início a uma extensa e rigorosa iniciação ao universo acadêmico da feitiçaria moderna; ao mesmo tempo, descobre também os princípios boêmios da vida universitária – amizades, amores, sexo e álcool.

A Wizard of Earthsea, Usula K. Le GuinnThe Earthsea Cycle (Saga Terramar, traduzido) de Ursula K. LeGuin

Terramar é um mundo feito de grandes mares e nações insulares. As pessoas vivem em sociedades letradas, não-industriais, e a magia desempenha um papel importante na vida diária da maioria dos habitantes do planeta. Esse mundo foi introduzido em um conto em 1968, e LeGuin publicou uma série de romances e contos ambientados naquele reino, o mais recente em 2001.
A saga conta a historia de um menino chamado Dunny/Ged/SparrowHawk, e sua jornada pelo mundo de Terramar e como, eventualmente, se tornou o mago mais poderoso de todos.
Infelizmente, até o momento, The Earthsea Cycle ainda não foi publicado no Brasil.

O Nome do Vento, Patrick RothfussA Crônica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss

Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso, e o seu passado está repleto de histórias que são mais do que dignas de serem contadas. Mais do que uma trama bem construída e personagens cativantes, o que torna O Nome do Vento, primeiro volume da saga, uma obra tão especial – que levou Patrick Rothfuss ao topo da lista de mais vendidos do The New York Times – é sua capacidade de encantar leitores de todas as idades.
Sinopse:
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, “O Nome do Vento” acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade – notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.

Finishing School, série de Gail CarrigerThe Finishing School Series, Gail Carriger

Sophronia é praticamente um moleque , e isso faz dela algo como uma decepção para sua mãe. É assim que ela acaba uma estudante na Mademoiselle Geraldine’s Finishing Academy para jovens senhoras de qualidade. Lá, ela descobre todas as coisas que sua mãe esperava dela – refinamento, etiqueta. Ela também aprende a se tornar uma espiã de classe mundial.
Sendo um prequel da coleção ‘O Protetorado da Sombrinha‘,  a série é composta por quatro livros, sendo que os três primeiros já foram publicados e o quarto e último será em novembro de 2015. A série é ambientada no mesmo mundo de ‘O Protetorado da Sombrinha’, porém se passa 25 anos antes da mesma. A Editora Valentina ainda não se pronunciou se publicará este série por aqui.

Sabriel, O Reino Antigo, Garth NixO Reino Antigo, de Garth Nix

A série começa com a história de Sabriel , uma menina que viveu fora dos muros do Reino Antigo toda a sua vida. Mas seu pai desaparece, e ela tem que encontrá-lo. Ela é confrontada com a desconhecida “mágica livre” e com o mal que ela nunca poderia ter imaginado. Apenas a primeira história nesta trilogia é dela. Cada conto se concentra em um personagem diferente. Os outros dois livros são Lirael e Abhorsen.
Sinopse:
Primeiro volume da série O Reino Antigo, lançamento Rocco Jovens Leitores no Brasil, Sabriel – A missão da guerreira é uma história de fantasia e aventura ambientada numa terra dividida entre a modernidade e as tradições mágicas por um enorme muro. De um lado, está a Terra dos Ancestrais, um lugar onde a razão e a tecnologia predominam; de outro, o Reino Antigo, onde vivem perigosas criaturas sobrenaturais e onde a magia impera. Neste lugar de equilíbrio frágil, apenas uma pessoa é designada para cruzar a barreira entre os dois mundos e evitar uma tragédia.

Sombra e Ossos Leigh BardugoGrisha, trilogia de Leigh Bardugo

A trilogia Grisha narra a história de Rivkada, uma nação devastada pela guerra   dividida pela Dobra das Sombras. Quando uma jovem soldado testemunha um ataque brutal contra sua melhor amiga, ela demonstra um poder que pode simplesmente ser a chave para pôr fim a todos os conflitos.
Sinopse:
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza – o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras -, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling.
Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

A Estação dos Ossossérie de Samantha ShannonA Estação dos Ossos, Samantha Shannon

Esta história se passa em um futuro não muito distante e se concentra em Paige Mahoney, uma vidente que é jogada em uma prisão secreta porque seu dom é considerado traição. Lá, ela encontra uma raça de criaturas que querem ajudar a desenvolver e utilizar o seu dom . Ela deve aprender a confiar neles, se pretende escapar de seu confinamento.
O primeiro livro da série (de sete livros) de sci-fi/fantasia, alcançou o número de 7.000 cópias vendidas na edição hard cover em menos de uma semana de lançamento, entrando para a lista dos mais vendidos da New York Times.
Sinopse:
2059. Paige Mahoney tem dezenove anos e trabalha no submundo do crime da Londres de Scion, na zona dos Sete Quadrantes, para Jaxon Hall. O seu trabalho consiste em procurar informações invadindo a mente de outras pessoas. Paige é uma caminhante de sonhos, uma clarividente – e, no seu mundo, no mundo de Scion, comete traição pelo simples fato de respirar. Está a chover no dia em que a sua vida muda para sempre. Atacada, drogada e raptada, Paige é levada para Oxford – uma cidade mantida em segredo há duzentos anos e controlada por uma raça poderosa, vinda de outro mundo, os Refaim. Paige é atribuída ao Guardião, um Refaíta com motivações misteriosas. Ele é o seu mestre. O seu professor. O seu inimigo natural. Mas, para Paige recuperar a sua liberdade, tem de se deixar reabilitar naquela prisão onde tem por destino morrer.

Hex Hall, Rachel HawkinsHex Halltrilogia de Rachel Hawkins

Sophie Mercer é uma bruxa, uma bruxa que não consegue controlar seus poderes e atrai demasiada atenção com um feitiço de amor poderoso que dá errado. Sua punição é ser enviada para um reformatório para prodígios (bruxas, fadas, metamorfos). Como tende a acontecer quando um grande grupo de adolescentes diferentes da média se reúne , as coisas ficam complicadas.
‘Sortilégio’, ‘A Maldição’ e ‘O Sacrifício’ são os títulos dos três volumes, lançados pela editora Galera Record.
Sinopse:
Há 3 anos, Sophie descobriu que não é uma menina como as outras. Ela é uma bruxa e, até agora, isso só lhe trouxe alguns arranhões. Sua mãe fez tudo o que pôde para ajudar – leu o que conseguiu encontrar sobre bruxas, fadas e magia; procurando consultar o pai ausente de Sophie – um poderoso feiticeiro europeu – só quando necessário. Até que a menina atrai atenção além da conta depois de um feitiço de amor poderoso demais. Seu pai que define a sentença – Sophie deve ir para Hex Hall, um reformatório afastado de tudo e de todos que está sempre de portas abertas para receber qualquer ‘prodígio’ que saia da linha – ou seja, além de bruxas como Sophie, fadas, metamorfos etc. A tendência de Sophie para encrencas não decepciona e uma série de ataques a estudantes acaba fazendo da única amiga de Sophie a suspeita número um na mira do Conselho e da direção da escola.

A PIOR DAS BRUXAS Jill MurphA Pior das Bruxas, série de Jill Murphy

Esta série tem sido uma favorita de jovens leitores por mais de 40 anos nos EUA, e se os leitores pensavam que tinham que esperar um longo tempo pelos sete livros de Harry Potter, eles devem ter em mente que levou aproximadamente 39 anos para a série chegar ao livro número 7. Eles são uma introdução agradável ao mundo da feitiçaria, no entanto, eles não têm a escuridão que permeia o conto de Potter, e concentram-se mais sobre as travessuras de uma jovem bruxa desajeitada chamada Mildred Hubble (Mirtes Mistério).
Sinopse:
Mirtes nunca tinha mexido uma poção com alegria, nem voado em sua vassoura com orgulho – ela estava sempre ocupada demais em manter-se no prumo! Pilotar uma vassoura mágica não é nada fácil! Mirtes Mistério é uma aprendiz de bruxa na academia de Dona Hilária e está aprontando grandes confusões. Não consegue guiar sua vassoura sem esbarrar nas outras e sempre troca as palavras mágicas. Mas ela vai em frente… Até que um dia transforma Etelvina, a queridinha da professora, em sua pior inimiga.

Jonathan Strange & Mr. Norrell, Susana ClarkeJonathan Strange & Mr. Norrell, de Susanna Clarke

Sucesso de crítica e vendas no mercado internacional, “Jonathan Strange & Mr. Norrell” narra o confronto de dois magos que pretendem trazer a magia de volta à Inglaterra, durante o período das guerras napoleônicas, e investigar os motivos do desaparecimento da magia. Quer “provar” sem virar uma página? Confira a adaptação na série da BBC.
Sinopse:
A prática da magia foi considerada extinta da Inglaterra desde os tempos medievais do Rei Corvo. Em 1806, aqueles que se intitulam magos são apenas estudiosos da história da magia. Mas, um dia, dois desses magos teóricos resolvem investigar os motivos do desaparecimento da magia. E assim conhecem Mr. Norrell, um mago recluso que desafia a todos ao mostrar seus poderes. Para provar que a magia ainda existe, Mr. Norrell reúne os magos teóricos na catedral de York e faz com que as estátuas de pedra comecem a falar. Em troca de seu ato, exige a imediata dissolução da Sociedade de Magos. Agora com fama e poder, ele abandona a reclusão e vai para Londres, onde colabora com o governo no combate a Napoleão Bonaparte.
Começa então a colocar em prática seu plano secreto de controlar a magia na Inglaterra. Tudo vai bem, até o momento em que seu discípulo, o arrogante e impetuoso Jonathan Strange, resolve se rebelar contra a visão restrita de Norrell sobre o lugar destinado à magia. Strange decide seguir seu próprio rumo como mago e resgatar os poderes do lendário Rei Corvo, mas acaba colocando em risco a si próprio, aos que o cercam e à toda a Inglaterra.

O Circo da NoiteO Circo da Noite, de Erin Morgenstern

Esta também é uma história sobre dois mágicos. Eles são rivais, e fazem uma aposta sobre quem pode treinar o aprendiz mai qualificado. É uma aposta que dita as vidas desses dois jovens aprendizes.  Eles sabem que é uma competição, e eles entendem o seu campo de jogo – um circo. Suas atrações estão alojadas em belas tendas em preto e branco, e eles só rolam para trás as abas à noite. O que eles não entendem, no entanto, é o quão longe eles têm que ir para vencer uma aposta.
Já tivemos o prazer de falar sobre ‘O Circo da Noite’ aqui neste outro post, confira mais detalhes lá.

The Rook, de Daniel O’MalleyThe Rook, Daniel O’Malley

É uma história sobre uma agência secreta que protege o mundo de ameaças sobrenaturais. É composta por pessoas com habilidades incomuns, e a organização, a Checquy, busca educar e formar jovens que são encontrados para possuir tais habilidades.
No centro da história está Myfanwy Thomas, uma Rook, uma das mais altas posições do ranking dentro da Checquy. Ela acorda sem memória e tem que seguir as instruções que deixou para si mesma, não importa o que aconteça. É a única maneira para o que ela pode fazer e o que pretende fazer, proteger o mundo.
Assim como ‘Finishing School‘ e ‘Earthsea‘, ‘The Rook‘ infelizmente ainda não foi publicado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário