terça-feira, 27 de outubro de 2015

80 anos de Maurício de Souza e as Curiosidades da Turma da Mônica

Maurício de Souza completa 80 anos de vida, dia 27 de outubro de 2015 e após mais de 250 personagens e com mais de 50 anos de "Turma da Mônica" ainda surpreende seus fãs com curiosidades e as origens de seus personagens, confira algumas delas:

Origem dos seus personagens

Chico Bento - Na vida real, Chico bento era irmão de Dita. Nos gibis, virou seu neto. Quando surgiu, em 1961, era coadjuvante das tirinhas de Hiro e Zé da Roça, mas inverteu o jogo e acabou virando protagonista
Vó Dita - A avó de Chico Bento tem o mesmo nome e características da avó do próprio Maurício. Ambas são carinhosas e boas contadoras de história. Foi ouvindo os "causos" dela sobre o irmão que Maurício criou Chico Bento.
Cebolinha - Amigo de infância de Márcio, Luiz trocava o R pelo L e , por causa do cabelo espetado, foi apelidado de Cebolinha pelo pai de Maurício. Até hoje é chamado de Cebola em Mogi das Cruzes (SP), onde ainda vive.
Cascão - Outro garoto da turma de Márcio. Tal qual o personagem criado em 1960, não era lá muito higiênico. ao contrário do que rolou com Cebolinha, a amizade com o sujinho não durou - e Maurício não lembra seu nome real.
Rolo - Em 1969, Márcio, o irmão de Maurício, tinha um look meio hippie, cabeludão e barbado. Foi a origem do visual do melhor amigo da Tina. O nome vem dos "rolos"em que Marcio estava sempre metido.
Bugu - Marcio trabalhou nos estúdios da Turma da Mônica por vários anos. Ele criou o Bugu como autoretrato. É por isso que, como todo irmão, ele "pentelha" o Bidu ( alter ego do Maurício). Daí vem o bordão "Alô, mamãe!"
Bidu - Seu primeiro personagem, de 1959, foi baseado no cãozinho de sua infância. Nessa época, o Franjinha, dono do Bidu, também tinha características do quadrinista
quem-inspirou-os-personagens-da-turma-da-monica
Tina - A colega de Mauricio na época do colégio foi parar nas HQs em 1964. Em sua estreia, era meio hippie e estava na mesma faixa etária da Mônica. Nos anos 80, foi reformulada e “envelhecida”
Do Contra - O nono filho sempre foi o diferentão da família. Torcia contra o Brasil na Copa, vestia-se de preto... Virou o Do Contra. É irmão de Nimbus nas HQs e também surgiu em 1994
Nimbus - Em outra crônica do seu site, Maurício conta que, tão logo Mauro aprendeu a falar, já perguntava se ia chover. O garotinho também adorava ver a previsão do tempo. Estreou em 1994
Marina - A sétima filha puxou seu talento para o desenho. E passou a infância pedindo para virar personagem. Realizou o sonho em 1994, quando tinha 9 anos. No gibi, é filha do próprio Mauricio
Magali - Veio pouco depois da criação da Mônica. Em uma de suas crônicas no site monica.com.br, ele conta que, na infância, sua filha realmente traçava uma melancia inteira – e até hoje é boa de garfo
Mônica - A segunda filha tinha todos os traços que a consagraria nas HQs: era baixinha, gorducha, dentuça e voluntariosa. Surgiu em 1963 como coadjuvante de Cebolinha, mas logo se tornou estrela
Maria Cebolinha - Maurício teve quatro casamentos e dez filhos. Sua primogênita inspirou a irmã caçula de Cebolinha. Ela foi criada em 1960, quando Mariângela também era bebê
Zé Lelé - O irmão gêmeo de Chico na vida real também viveu grandes “aventuras” na época em que Mogi das Cruzes (SP) era pura roça. Nas HQs, virou o Zé Lelé, parceiro mais ingênuo do caipira
Curiosidades
1. 18 de julho de 1959 pode ser considerado o dia do nascimento da Turma: foi nesse dia que estrearam as tirinhas do Bidu e do Franjinha na “Folha da Tarde”.
2. O primeiro personagem criado pelo Mauricio de Sousa foi o Capitão Picolé, quando o desenhista ainda estava na escola.
3. O Capitão Picolé nunca teve uma tirinha ou um gibi próprios, mas fez aparições especiais em algumas revistas da Turma, como a especial “Mônica 35 anos” (1998) e a “Lostinho” (2006).
4. A primeira a ganhar uma revistinha foi a Mônica, em 1970.
5. A primeira tiragem da revista da Mônica foi de 200 mil exemplares.
Reprodução
6. Em 1973 foi a vez do Cebolinha ganhar revista própria.
7. Cascão e Chico Bento viraram revistinhas no mesmo ano: 1982.
8. A última a ganhar revistinha própria foi a Magali, em 1989.
9. A família da Magali é de origem nordestina. A avó dela é cearense.
10. Magali é canhota.
Reprodução
11. Pelezinho não foi o único personagem inspirado em um jogador de futebol: em 2006, Mauricio lançou uma revista do Ronaldinho Gaúcho.
12. E em 2013, do Neymar.
13. A Mônica e a Magali foram inspiradas em filhas de Mauricio e o Cebolinha e o Cascão, em amigos dele da turma da infância, em Mogi das Cruzes.
14. Em 1976, Mauricio queria criar um personagem criança inspirado em Pelé. O jogador queria que o personagem fosse adulto, como ele. Mauricio então combinou que os filhos de Pelé desempatariam a contenda. Pelezinho, criança, estreou no mesmo ano.
15. Nos Estados Unidos, o Chico Bento se chama Chuck Billy.
16. Rosinha virou Rosie Lee e Zé da Roça, Cousin Benny.
17. A Turma da Mônica também é publicada nos Estados Unidos. E se chama Monica’s Gang.
18. E o Penadinho se chama Bug a Boo.
19. O Cebolinha virou Jimmy Five, Cascão se chama Smudge e Magali, Maggy.
Reprodução
20. Antes de emplacar suas tirinhas, Mauricio era repórter policial.
21. Mauricio diz que não conseguia ver sangue, então pedia para o fotógrafo que trabalhava com ele se aproximar das cenas de crime e descrever a situação para ele.
22. Os personagens principais das tirinhas que dariam origem à Turma do Chico Bento eram o Zé da Roça e o Hiro, e não o Chico.
23. O nome verdadeiro do Zé Lelé é José Leocádio.
24. Nas primeiras historinhas, o Bidu era cinza.
25. O desenho do personagem foi inspirado na raça Schnauzer.
26. Para criar o Bidu, Mauricio se inspirou em um cachorrinho que ele tinha quando era pequeno.
27. O cachorrinho se chamava Cuíca.
28. Em 2008 veio uma revista com as aventuras da turma adolescente: Turma da Mônica Jovem.
29. E o Chico Bento não ficou atrás: “Chico Bento Moço” estreou em 2013.
Reprodução
Reprodução
 
30. Marcio de Sousa, irmão de Mauricio que morreu em 2011, ajudou a desenhar o Louco e criou o Capitão Feio.
31. O nome do Bidu veio de um concurso feito na redação do jornal onde Mauricio trabalhava.
32. O nome do Sansão, o coelho azul da Mônica, também foi decidido em um concurso, vencido em 1983 pela menina Roberta Carpi, de São Paulo.
33. Nas primeiras histórias, o coelho da Mônica era amarelo.
34. Horácio, o tiranossauro-rex vegetariano, é o único personagem que Mauricio ainda desenha pessoalmente.
Reprodução
35. Originalmente, Nhô Lau perseguia os ladrões de goiaba que atacavam suas goiabeiras dando tiros de espingarda. Segundo o site oficial da Turma da Mônica, “esses atos politicamente incorretos foram banidos das histórias do estúdio”.
36. Logo que surgiram, as histórias de Tina e Rolo se passavam na Bahia, em uma turma de hippies.
37. O nome completo do Piteco é Pithecanthropus Erectus da Silva.
38. O personagem Bugu, cachorro amarelinho sempre disposto a roubar a cena do Bidu, também foi criado pelo irmão do Mauricio, Marcio.
39. O nome verdadeiro do Bugu era Butandor Guglisdécio.
Reprodução
40. Em 1968, o elefante Jotalhão virou garoto-propaganda de um extrato de tomate e sua imagem aparecia nas latinhas do produto. A campanha foi retomada em 2013, depois de 13 anos fora do ar.
41. O Astronauta trabalha para uma agência chamada BRASA - sigla para Brasileiros Astronautas.
42. A cidade-natal dele é Tangará, mas nunca fica claro em que estado ela se localiza.
43. O nome completo do Cebolinha é Cebolácio Júnior Menezes da Silva.
44. O Cebolinha foi criado antes da Mônica: ele nasceu em 1960, e a gorducha em 1963.
45. Os pais do Cascão se chamam Antenor Araújo e Lurdinha Araújo.
46. Os pais da Mônica se chamam Luisa Moreira Fernandes e Luís Rodolfo Castro de Sousa.
47. Desde 2007, a personagem Mônica é embaixadora da Unicef.
48. Mingau, o gatinho da Magali, tem cinco irmãos: Matias, Nestor, Tita, Percival e Lili.
49. Em uma tira de jornal publicada muito antes de surgir em revistinha própria, o Cascão torcia pelo Santos (!).
Reprodução
50. A primeira edição de Chico Bento Moço, que conta as aventuras de Chico Bento indo para a faculdade de Engenharia Agrônoma, teve 150 mil exemplares. E esgotou.
51. A Turma já vendeu mais de 1 bilhão de gibis desde 1970.
52. E tem mais de 3 mil itens estampados com os personagens.
53. O primeiro produto licenciado da Turma foi lançado no mesmo ano da revistinha: 1970.
54. Eram os bonecos dos personagens, licenciados pela empresa de brinquedos Trol.
55. Os quatro primeiros números da Turma da Mônica Jovem venderam 1,5 milhão de exemplares.

Compartilhado de: http://www.buzzfeed.com/ e http://mundoestranho.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário