Lindas, imponentes, imaginativas, repletas de saber, as Bibliotecas são lugares que só por existirem já aguçam a nossa criatividade e é claro que elas não poderiam ficar de fora das produções do Cinema, TV e até como pano de fundo dos próprios Livros . Conheça 21 vezes em que as Bibliotecas roubaram a atenção do espectador.
2- Bela e a Fera
3- Babel
4- Guerra nas Estrelas
5- Fortaleza da Solidão - Super Homem
6- A Sombra do Vento
7- O Nome da Rosa
8- Um Sonho de Liberdade
9- A Múmia
10- O Clube dos Cinco
11- Indiana Jones
12- Amor Além da Vida
13- The Pagemaster: O Mestre da Fantasia
14- Vendedor de Ilusões
“Marion the Librarian” de The Music Man The Music Man, no Brasil como “Vendedor de Ilusões”, é uma comédia musical de 1962 que conta a história de Harold Hill (Robert Preston), um professor e vendedor de instrumentos que tenta convencer os habitantes da pequena cidade de River City, Iowa, a montar uma banda de garotos. A bibliotecária local Marion Paroo (Shirley Jones), se descontenta inicialmente com a ideia mas logo se rende a música. O filme recebeu o Oscar de melhor trilha sonora, indicações nas categorias direção de arte, melhor figurino, melhor edição, melhor filme e melhor som.
15- “I Love You” de Breakfast at Tiffany (Bonequinha de luxo)
Filme de 1961, Bonequinha de Luxo mistura os gêneros de comédia e drama. Acompanha a história da socialite Holly Golightly (Audrey Hepburn) em sua tentativa de se casar com m rico e tornar-se atriz em Hollywood. Ao decorrer da trama Holly se envolve com o escritor Paul (George Peppard) que aproveita a silenciosa sala da biblioteca para se declarar a ela.
15- "Investigating at The Library of Congress” de All The President’s Men (Todos os Homens do Presidente)
Um drama de 1976, Todos os Homens do Presidente conta a história de dois jornalista que investigam o caso Watergate para o jornal Washinton Post. A investigação os leva a Biblioteca do Congresso e a descobrirem uma rede de espionagem e lavagem de dinheiro, que resulta na renúnica do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.
16- “Following Joe Doe” from Se7en (Seven)
Lançado em 1995, Seven conta a história de dois policias: David Mills (Brad Pitt), jovem e impetuoso, e William “Smiley” Somerset (Morgan Freeman), maduro, culto e prestes a reformar-se. Os agentes que são encarregados de uma perigosa e intrigante investigação: um serial killer que baseia os seus assassinatos nos sete pecados capitais.
17-“Would You Be More Comfortable?” de Philadelphia (Filadélfia)
Filme de 1993, conta a história de Andrew Beckett (Tom Hanks), um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus HIV, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.
18-“In the Stacks” de Ghostbusters (Os caça-fantasmas)
Filme de comédia de 1984, onde Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas “Ghostbusters”. O possui uma assuntadora cena na biblioteca com o fantasma da bibliotecária.
19-“Frozen” de The Day After Tomorrow (O dia depois de amanhã)
Em “O dia depois de amanhã”, de 2004, a Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo. Na cena da biblioteca congelada um dos sobreviventes está queimando livros para aquecer o local, mas é impedido de queimar um desses livro. Um exemplar da Bíblia de Gutenberg quase é destruído. Esta cena é citada no livro Vade-mécum de Tipografia ressaltando a importância desse livro.
20- Librarians
Uma biblioteca mágica que não guarda apenas livros mas misteriosos e mágicos objectos só pode ter como bibliotecário alguém ao estilo de Indiana Jones. O mundo de Harry Potter também não é uma realidade muito distante desta. Falamos de Librarians, a série que nesta segunda-feira se estreia na televisão portuguesa (às 22h20, no canal por cabo SyFy), e que é protagonizada por Rebecca Romijn, a Mystique dos primeiros três filmes X-Men. Ao PÚBLICO, a actriz falou de “uma série diferente do que se vê actualmente na televisão”, à qual todos podem assistir. Dos 8 aos 80. “Podemos dizer isso das séries actuais?” Aventura, fantasia e comédia. É assim que Rebecca Romijn caracteriza The Librarians, baseada na trilogia praticamente com o mesmo nome The Librarian feita para a televisão norte-americana. A estreia da série acontece dez anos depois do primeiro filme numa altura em que a televisão parece apostar mais neste tipo de produções do que em telefilmes.
21- PSI
Localizada em um dos principais pontos turísticos do centro, a Biblioteca do Mosteiro de São Bento é a mais antiga da capital, com 417 anos e 115 000 obras. Protegido pela clausura monástica, o ambiente abriu recentemente suas portas para uma equipe de televisão. As pesadas mesas de madeira e as prateleiras repletas de grossos volumes constituirão cenário de três episódios da segunda temporada da série PSI, criada e dirigida pelo escritor e psicanalista Contardo Calligaris e exibida pelo canal pago HBO.
Fonte: http://super.abril.com.br/ https://catracalivre.com.br/ http://universal.globo.com/ http://editorainsight.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário