segunda-feira, 28 de março de 2016

21 vezes em que as Bibliotecas roubaram a atenção do espectador

Lindas, imponentes, imaginativas, repletas de saber, as Bibliotecas são lugares que só por existirem já aguçam a nossa criatividade e é claro que elas não poderiam ficar de fora das produções do Cinema, TV e até como pano de fundo dos próprios Livros . Conheça 21 vezes em que as Bibliotecas roubaram a atenção do espectador.


1 - Harry Potter


Ela é um espaço importante em todos os livros e filmes da série Harry Potter. É na Biblioteca de Hogwarts que Harry, Rony e Hermione passam muitas horas (ou páginas), durante os anos que estudam na Escola de Magia e Bruxaria. E outros alunos também passam frequentemente por lá. Durante o ataque do basilisco, narrado em Harry Potter e a Câmara Secreta, o livro Hogwarts: Uma História teve uma lista de espera de duas semanas.

2- Bela e a Fera


O filme A Bela e a Fera foi lançado em 1991. De lá para cá, a animação da Disney já encantou crianças (e adultos) de várias partes do mundo. No filme, a biblioteca do castelo de Fera se torna o lugar favorito de Bela.






3- Babel


A Biblioteca de Babel, livro do escritor argentino Jorge Luis Borges, é um enorme labirinto de prateleiras com livros. 'Suspeito que a espécie humana está prestes a ser extinta, mas a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, equipada com volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta', diz o narrador da história.





4- Guerra nas Estrelas


Os Arquivos Jedi aparecem no filme Guerra nas Estrelas - Episódio II: O Ataque dos Clones. Lá está acumulado todo o conhecimento do Universo.












5- Fortaleza da Solidão - Super Homem


Uma biblioteca que oferece conteúdo para ninguém menos que o Superman. É a Fortaleza da Solidão, uma espécie de quartel-general do herói. Nos filmes, o lugar fica em algum canto do ártico. Lá fica guardado todo o conhecimento de Krypton, o planeta original do Clark Kent.

6- A Sombra do Vento



No livro A Sombra do Vento, lançado em 2001, o escritor Carlos Ruiz Zafón conta a história de Daniel, um garoto de 11 anos que perdeu a mãe. Para consolar o menino, o pai resolve levá-lo a uma biblioteca secreta, o Cemitério dos Livros Esquecidos.









7- O Nome da Rosa


Tanto o livro O Nome da Rosa, do consagrado escritor Umberto Eco, quando o filme, lançado anos depois, são clássicos. E a biblioteca de livros apócrifos, que fica na abadia medieval que serve de cenário para a trama, é importantíssima para ambos. Por quê? Bem, isso já seria spoiler (vai que alguém ainda não sabe). Vale dizer que O Nome da Rosa narra as investigações de uma série de mortes misteriosas que aconteceram no local.
8- Um Sonho de Liberdade


O filme Um Sonho de Liberdade, de 1994, já foi apontado em algumas pesquisas como a obra mais injustiçada da história do Oscar. O filme conta a história de um homem que passa quase duas décadas preso, acusado de matar a esposa e o amante dela. A biblioteca da prisão é importante na trama.






9- A Múmia


No filme A Múmia, de 1999, Evelyn é uma bibliotecária atrapalhada quando conhece o explorador Rick O'Connel. Juntos, eles descobrem antigos segredos egípcios e até mesmo ressuscitam múmias (que deveriam ficar mortas para sempre).


10- O Clube dos Cinco


"O Clube dos Cinco" - Uma biblioteca é o cenário em que acontece praticamente toda a história deste clássico juvenil dos anos 1980. Curiosamente, os personagens passam muito mais tempo conversando do que lendo.

11- Indiana Jones


"Indiana Jones e a Última Cruzada" - “O X marca o local.” A biblioteca de Alexandria, uma das mais importantes da história da humanidade, é um dos pontos por onde passam Indiana Jones (Harrison Ford) e seu pai (Sean Connery) na busca pelo Santo Graal.

12- Amor Além da Vida


Amor Além da Vida - É um filme de 1998, um romance dirigido por Vincent Ward com roteiro baseado em livro de Richard MathesonChris Nielsen, Annie e seus filhos consideram-se uma família feliz. Mas de forma inesperada os filhos morrem num acidente e Annie, em especial, fica muito abalada com o acontecimento. Quatro anos depois, eles retomam as suas vidas, mas de novo a família é abalada pela morte de Chris num acidente e a sua alma vai para o Paraíso. Chegando lá começa a ter várias surpresas agradáveis, infelizmente depois de alguma alegria, ele fica a saber que a sua mulher Annie, desesperada pelo seu sofrimento, tinha cometido suicídio, e por isso os seu familiares não poderiam nunca mais se encontrar. Chris vai então, em busca dela em uma jornada espiritual baseada na descrita por Dante Alighieri em sua obra mais famosa A Divina Comédia , mesmo a saber que ela não o reconhecerá. Mas como ele sempre dizia a todos da família "nunca desista" chegou a hora de pôr em prática, desta forma tendo o filme um final surpreendente.

13- The Pagemaster: O Mestre da Fantasia


The Pagemaster: O Mestre da Fantasia Macaulay Culkin vive um garotinho tímido e solitário que, ao se esconder em uma biblioteca durante um temporal, viaja por um mundo de fantasia inspirado em clássicos da literatura, através das páginas do livroPagemaster.



14- Vendedor de Ilusões

“Marion the Librarian” de The Music Man The Music Man, no Brasil como “Vendedor de Ilusões”, é uma comédia musical de 1962 que conta a história de Harold Hill (Robert Preston), um professor e vendedor de instrumentos que tenta convencer os habitantes da pequena cidade de River City, Iowa, a montar uma banda de garotos. A bibliotecária local Marion Paroo (Shirley Jones), se descontenta inicialmente com a ideia mas logo se rende a música. O filme recebeu o Oscar de melhor trilha sonora, indicações nas categorias direção de arte, melhor figurino, melhor edição, melhor filme e melhor som. 




15- “I Love You” de Breakfast at Tiffany (Bonequinha de luxo)

Filme de 1961, Bonequinha de Luxo mistura os gêneros de comédia e drama. Acompanha a história da socialite Holly Golightly (Audrey Hepburn) em sua tentativa de se casar com m rico e tornar-se atriz em Hollywood. Ao decorrer da trama Holly se envolve com o escritor Paul (George Peppard) que aproveita a silenciosa sala da biblioteca para se declarar a ela.

15- "Investigating at The Library of Congress” de All The President’s Men (Todos os Homens do Presidente)

Um drama de 1976, Todos os Homens do Presidente conta a história de dois jornalista que investigam o caso Watergate para o jornal Washinton Post. A investigação os leva a Biblioteca do Congresso e a descobrirem uma rede de espionagem e lavagem de dinheiro, que resulta na renúnica do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.

16- “Following Joe Doe” from Se7en (Seven)

Lançado em 1995, Seven conta a história de dois policias: David Mills (Brad Pitt), jovem e impetuoso, e William “Smiley” Somerset (Morgan Freeman), maduro, culto e prestes a reformar-se. Os agentes que são encarregados de uma perigosa e intrigante investigação: um serial killer que baseia os seus assassinatos nos sete pecados capitais.

17-“Would You Be More Comfortable?” de Philadelphia (Filadélfia)

Filme de 1993, conta a história de Andrew Beckett (Tom Hanks), um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus HIV, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

18-“In the Stacks” de Ghostbusters (Os caça-fantasmas)

Filme de comédia de 1984, onde Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas “Ghostbusters”. O possui uma assuntadora cena na biblioteca com o fantasma da bibliotecária.

19-“Frozen” de The Day After Tomorrow (O dia depois de amanhã)

Em “O dia depois de amanhã”, de 2004, a Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo. Na cena da biblioteca congelada um dos sobreviventes está queimando livros para aquecer o local, mas é impedido de queimar um desses livro. Um exemplar da Bíblia de Gutenberg quase é destruído. Esta cena é citada no livro Vade-mécum de Tipografia ressaltando a importância desse livro.

20- Librarians

Uma biblioteca mágica que não guarda apenas livros mas misteriosos e mágicos objectos só pode ter como bibliotecário alguém ao estilo de Indiana Jones. O mundo de Harry Potter também não é uma realidade muito distante desta. Falamos de Librarians, a série que nesta segunda-feira se estreia na televisão portuguesa (às 22h20, no canal por cabo SyFy), e que é protagonizada por Rebecca Romijn, a Mystique dos primeiros três filmes X-Men. Ao PÚBLICO, a actriz falou de “uma série diferente do que se vê actualmente na televisão”, à qual todos podem assistir. Dos 8 aos 80. “Podemos dizer isso das séries actuais?” Aventura, fantasia e comédia. É assim que Rebecca Romijn caracteriza The Librarians, baseada na trilogia praticamente com o mesmo nome The Librarian feita para a televisão norte-americana. A estreia da série acontece dez anos depois do primeiro filme numa altura em que a televisão parece apostar mais neste tipo de produções do que em telefilmes.

21- PSI
Localizada em um dos principais pontos turísticos do centro, a Biblioteca do Mosteiro de São Bento é a mais antiga da capital, com 417 anos e 115 000 obras. Protegido pela clausura monástica, o ambiente abriu recentemente suas portas para uma equipe de televisão. As pesadas mesas de madeira e as prateleiras repletas de grossos volumes constituirão cenário de três episódios da segunda temporada da série PSI, criada e dirigida pelo escritor e psicanalista Contardo Calligaris e exibida pelo canal pago HBO.

Fonte: http://super.abril.com.br/ https://catracalivre.com.br/ http://universal.globo.com/ http://editorainsight.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário