Nós do Muito Mais que Livros defendemos que a Biblioteconomia vai muito além de organizar livros em prateleiras e o ambiente perfeito para demonstrar essa versatilidade é a Biblioteca. Nesse ambiente é possível realizar diversas atividades diferentes que incentivem a leitura.
Por isso nós decidimos reunir alguns bons exemplos de Bibliotecas Brasileiras que realizam e transformam a comunidade onde estão localizadas. Afinal a biblioteca é e deve ser um ambiente de conhecimento, lazer e criação.
Projeto Cinema

Projeto Saúde

Projeto Empréstimo Além de Livros
A Biblioteca não precisa ser só de livros, proponha empréstimos e trocas de outros itens com a comunidade, cds e dvds antigos, objetos, brinquedos, artesanato, roupas, etc. A ideia é trazê-lo para a Biblioteca e demonstrar que é possível conseguir os itens que precisa, sem gastar dinheiro.

Projeto Jogos

Uma receita infalível para atrair jovens é e sempre foi promover eventos sobre jogos, mas para que dê certo é preciso ficar atento as tendências daquela comunidade. RPGs são ótimos para começar, afinal são livros que são jogos. Promover competições de vídeo game ou até jogos temáticos como o quadribol (na foto) também pode chamar a atenção deles. Caso sua biblioteca tenha um espaço externo promova jogos clássicos de tabuleiro ou de campo.
Projeto Eventos

Projeto Aprender

A Biblioteca é um ambiente de saber e porque não utilizar de seu acervo para incentivar o aprendizado, convide professores que precisam de um ambiente para ensinar a utilizar seu espaço, promova aulas para a comunidade como línguas, informática, etc. Disponibilize uma lista de seu acervo nas escolas, universidades ou on line e peça para que os professores e diretores incentivem o aluno a vir ao seu ambiente.
Baseado no texto: http://bsf.org.br/2015/08/04/12-coisas-que-voce-pode-fazer-na-biblioteca-e-nem-sabia/
Achei ótimo! Continuem a postar!
ResponderExcluirAchei ótimo! Continuem a postar ideias novas.
ResponderExcluirObrigada Shirlei
ExcluirÓtimos projetos agregando valores como sustentabilidade, qualidade de vida, cultura e participação. Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluir